Aumento de aluguel está moderando, mas ainda supera aumento histórico
Mesmo que o aumento de aluguel esteja esfriando do seu ritmo acelerado de 2021 e início de 2022, ele ainda supera os níveis históricos de aumento de aluguel, baseado na análise feita pela CONTI Capital.
Faz alguns meses que os aluguéis têm crescido aos saltos num ritmo surpreendente, e os analistas afirmam há tempos que esta ascensão rápida não poderia durar muito. Os salários não têm conseguido acompanhar os aumentos de aluguéis, e mais residências e apartamentos têm se disponibilizado, mesmo que não sejam suficiente o bastante para suprir a demanda.
Porém, é importante manter a perspectiva – a taxa de aumento de aluguel ainda está elevada, particularmente no Sun Belt, e é a mais elevada para os apartamentos luxuosos de Classe A. Estes são os ativos que a CONTI enfoca – uma previsão da Green Street Advisors pontua o aumento geral do aluguel nos E.U.A. em 3% para 2021, mas o aumento de aluguel é 5,2% para os apartamentos de Classe A de acordo com CoStar, e é previsto que o Sun Belt veja um aumento robusto de 5,6%. A CONTI parte do princípio que a forma de preparar-se para uma moderação de renda e de crescimento econômico significa focar-se nos mercados certos com os fundamentos mais sólidos.
A tabela abaixo detalha o aumento de aluguel dos nossos 20 maiores mercados de apartamentos dos E.U.A. – como eles desempenharam no segundo trimestre do último ano, como estão este ano, a alteração anual, o aumento médio entre 2012 e 2019, e como esse aumento de aluguel histórico compara com o aumento de aluguel deste trimestre.
Apesar de uma desaceleração do aumento de aluguel estar prestes a acontecer, neste trimestre, muitos dos nossos mercados principais têm notado uma aceleração no aumento de aluguel. O aumento de aluguel de Orlando atingiu 19% no T2 deste ano, enquanto o aumento anual dos 20 mercados principais situados no topo da lista foi de 6,2%.
Enquanto isso, os mercados superestrelas como Austin, Tampa e Atlanta têm notado um aumento desacelerado. Ainda assim, quando observamos como a taxa atual do aumento de aluguel se compara com a sua média histórica, a redução anual parece ser menos significante. De fato, isso dificilmente seria uma “desaceleração”. O aumento atual de Tampa ainda está 10,8% mais rápido do que estava nos anos anteriores à pandemia. O aumento de aluguel em Austin este trimestre está 9,4% mais elevado do que a média histórica, e o de Atlanta está 6,5% mais elevado.
Os mercados do Gateway de Los Angeles, Chicago e Nova Iorque viram um aumento de aluguel mais limitado, tanto no ano passado quanto neste trimestre. Apesar de todos os 20 principais mercados estarem ultrapassando seu crescimento histórico, a taxa de aumento de Los Angeles, Nova Iorque e Chicago é menos acentuada. Estes mercados não apresentaram os mesmos elementos impulsores de aumento sólido que estão presentes atualmente nos mercados do Sun Belt.
A nível nacional, a previsão do aumento de aluguel é de desacelerar, saindo de uma corrida e passando para passos mais lentos. Esta é mais uma razão pela qual os fundamentos sólidos de apartamentos são mais importantes do que nunca. A CONTI acredita que uma das nossas vantagens principais é o acesso em tempo real aos dados de outras entidades e de proprietários, através de centenas de indicadores-chave de ponta, que nos permite identificar ativos de alta qualidade em mercados sólidos.