Aumento dos preços de imóveis residenciais esfria levemente

É possível que estejamos nos deparando com sinais precoces de uma redução gradual no aumento dos preços de imóveis, de acordo com o Case-Shiller Home Price Index. Este índice mede as mudanças nos preços dos imóveis residenciais pelos 20 principais mercados residenciais dos E.U.A. Ainda é muito cedo para nominar o que estamos vendo de “tendência”, portanto vamos continuar a monitorar a taxa do aumento de preços nos meses a seguir, para saber se o cenário econômico em transição esfriará o mercado residencial.

Os preços dos imóveis em todos os 20 mercados aumentaram 21,2% anualmente em abril de 2022, a mesma taxa do mês anterior. Porém, numa base mensal, os preços dos imóveis residenciais aumentaram 1,8% — uma desaceleração da taxa de crescimento mensal de 2,4%, vista em março.

Ao examinar este panorama de forma mais abrangente, a taxa média de crescimento mensal dos preços de imóveis residenciais através dos últimos 20 anos tem sido 0,3%, portanto este aumento de 1,8% ainda está acelerado, de acordo com os padrões históricos.

Os mercados com maior aumento de preços residenciais ano-a-ano incluem Tampa, Phoenix, Miami e Dallas, com um crescimento significativo registrado superior a 30%. A região do Sun Belt teve um aumento médio de preço de 30,7% ano-a-ano, enquanto os mercados do Gateway subiram 16,9% durante este mesmo período.

Os preços de imóveis residenciais no Sun Belt também continuam crescendo rapidamente numa base anual – 2,9% em abril, comparado com 2,1% nos mercados do Gateway. O impulso mensal do Sun Belt tem sido potencializado pelos mercados de Miami, Dallas e Tampa. Porém, o aumento de preços do mercado Sun Belt desacelerou dos 3,5% mensais do mês de março. O aumento total de preços dos 20 principais mercados desacelerou de 3,1% em março para 2,3% em abril.

Os analistas da CONTI preveem que o esfriamento dos preços de imóveis residenciais continue pelos próximos meses, considerando a porção crescente da população que está escolhendo colocar seus planos de aquisição de residências em pausa, devido a inacessibilidade crescente. Porém, espera-se que a demanda por moradia permaneça elevada, com pouca oferta para suprir a necessidade.

Isto é favorável para o setor imobiliário multifamily, assim como para os aluguéis de residências single-family – os aluguéis não somente correspondem à necessidade por moradia, mas eles suprem isso de forma muito mais acessível do que o mercado de moradias single Family.