Com a volatilidade do mercado atual, investimentos privados tem vantagens sobre os REITs
Em uma carteira de investimentos típica composta por títulos corporativos, ações ordinárias e títulos públicos, o investimento imobiliário pode oferecer um elemento de diversificação. Os investidores podem decidir investir através dos mercados privado ou público, e ambas as opções têm seus pontos fortes. No entanto, a CONTI Capital acredita que os fundos de investimento imobiliário comercial privado podem apresentar mais benefícios em tempos de volatilidade econômica.
O mercado público de imóveis comerciais dos EUA
Um REIT, ou um Fundo de Investimento Imobiliário, é uma entidade passiva que atua como um fundo geradores de renda. Os REITs recebem tratamento tributário favorável, e são mais líquidos do que investimentos imobiliários privados.
Por outro lado, as carteiras REIT enfrentam muitas limitações legais sobre como as propriedades subjacentes são adquiridas, vendidas, operadas e gerenciadas. Mais significativamente, porque os REITs compartilham o comércio nos mercados públicos, o valor do investimento pode cair ou subir de acordo com o mercado de ações mais amplo. No meio de um mercado de ações agitado como vimos recentemente, os REITs são mais imprevisíveis do que o investimento privado.
Além disso, o valor do REIT não está vinculado apenas às propriedades, mas também à força das operações empresariais, que podem ser impactadas por fatores não relacionados aos fundamentos de oferta e demanda que impulsionam o mercado imobiliário como um todo.
O mercado privado de imóveis comerciais dos EUA
Os investimentos diretos em private equity na CRE fornecem muitos dos mesmos benefícios dos investimentos em REIT, incluindo fortes retornos, valorização de preços, diversificação de portfólio e benefícios fiscais. Além disso, o mercado privado dá aos investidores mais controle sobre os imóveis subjacentes e menos limitações em aquisições, disposições, gestão e operações.
Em comparação com os REITs, os retornos dos investimentos privados de CRE têm uma correlação menor com o mercado de ações e, portanto, são geralmente menos voláteis; eles também têm uma correlação maior com a inflação e são mais capazes de passar aumentos reajustando os aluguéis dos inquilinos. Esses pontos fortes são particularmente relevantes no ambiente macro atual.
A posição da CONTI
Há espaço para investimentos imobiliários públicos e privados dentro de uma carteira de investimentos bem diversificada. A CONTI continua acreditando fortemente no lado privado do investimento imobiliário comercial principalmente por conta do maior controle que os proprietários podem exercer sobre os investimentos que gerenciam, especialmente durante períodos de volatilidade do mercado de ações e incerteza macroeconômica.