Maior aumento de renda está nas áreas metropolitanas do Sun Belt

O aumento de renda no Sun Belt supera facilmente o aumento nos mercados Gateway, tanto no valor médio quanto no valor agregado da renda, de acordo com dados em tempo real fornecidos por Markerr. O aumento robusto da renda é um dos principais indicadores que usamos para determinar onde será a maior demanda para os apartamentos luxuosos.

O aumento de renda agregada refere-se à soma entre o aumento de renda e o aumento de empregos num dado mercado. Nossos analistas gostam de examinar esta medida porque ambos os fatores, o aumento de renda e de emprego, são medidas cruciais para o desempenho de ativos imobiliários multifamily.

No topo da lista de aumento de renda agregada está Tampa, com aumento anual no T2 de 16,17%. Assim como a maioria das áreas metropolitanas do Sun Belt, o mercado de trabalho de Tampa recuperou-se rapidamente seguindo o ápice da pandemia da COVID-19, e o aumento de renda acelerou, chegando aos dígitos duplos no segundo trimestre de 2021. As vagas em empresas prestadoras de serviços, que oferecem uma remuneração relativamente boa, têm aumentado significantemente na área metropolitana de Tampa nesta última década, de acordo com o Bureau of Labor Statistics, mas cresceram num ritmo mais destacado em 2021.

Seguido de Tampa, está uma série de áreas metropolitanas do Sun Belt: Nashville, com 15,63% de aumento anual da renda agregada no T2, e depois Charlotte com 15,42%, Orlando com 12,03%, e Phoenix com 13,20% completando os 5 principais mercados. Dallas atingiu 11,60% de aumento de renda agregada e Austin chegou a 11,14%. Enquanto isso, o mercado Gateway de Los Angeles atingiu 6,73% em aumento anual de renda – um valor respeitável, mas não tão impressionante – e Washington, D.C., New York City e Chicago tiveram um aumento menor ainda.

Vale a pena observar que a maioria destas áreas metropolitanas está vendo uma redução anual no aumento de renda desde o primeiro trimestre de 2022. Os salários ainda estão em ascensão, mas num ritmo mais moderado conforme as empresas contratantes reagem às restrições econômicas criadas pela inflação de preço.

As áreas metropolitanas do Sun Belt, de modo geral, viram um aumento de renda agregada no T2 de 10,96% anuais – significantemente maior do que os mercados costeiros e do Rust Belt. Mercados terciários também viram um aumento de renda de aproximadamente 11%. Com base nesta informação, podemos concluir que existe um segmento amplo de população nas áreas metropolitanas do Sun Belt que estão financeiramente saudáveis o suficiente para viver em apartamentos de alto padrão. Estas taxas de crescimento também indicam um futuro positivo com relação aos potenciais salários das populações nesses mercados. Este nível de demanda e estabilidade financeira são componentes que a CONTI monitora através das nossas análises contínuas, e acreditamos que os mercados do Sun Belt carregam um futuro ainda mais promissor nestas métricas.