Otimismo com cautela
The reality in the USA with more than $ 7 trillion in incentives.
Para combater os impactos negativos da pandemia do coronavírus e alavancar a economia, o governo dos Estados Unidos já comprometeu impressionantes US$ 7,2 trilhões, soma que começa a produzir resultados, algumas preocupações de curto prazo e oportunidades, dentro e fora do país.
Os incentivos já produzem projeções de crescimento econômico de 7% este ano, menos desemprego e perspectivas de ganhos de competitividade no médio e longo prazos, especialmente em relação à China.
Por outro lado, a injeção rápida de dinheiro também causa dificuldades para atrair mão de obra, em parte porque os incentivos diretos à população tornam os empregos menos interessantes. Nota-se também a escassez de alguns produtos alvo de maior demanda, como por exemplo materiais utilizados em embalagens, como plásticos e papelão. Junto com os efeitos positivos, vêm as preocupações.
O dinheiro adicional circulando pressiona empreendedores que começam a crescer, precisam contratar e não conseguem oferecer salários competitivos por causa dos pagamentos do governo, direto para as pessoas. As empresas só conseguem contratar se aumentarem muito o valor dos salários, o que gera aumento de custos e inflação. Os incentivos governamentais também podem resultar em mais impostos corporativos no futuro para cobrir esse custo.
O apoio governamental americano cobre desde pagamentos diretos às pessoas e um aumento nos benefícios a desempregados, à ajuda direta a governos estaduais e locais, educação, creches, assistência habitacional, apoio a pequenas empresas e a fundos de vacinação. Isso sem falar em incentivos para expandir ou aprimorar setores fundamentais, como a infraestrutura, indústria, pesquisa e desenvolvimento, energias limpas, educação, saúde e vários outros.
Todo esse apoio está causando um efeito similar a dirigir um carro a 60 km por hora que, de repente, acelera para 120, obrigando o motorista a manter o veículo sob controle em condições bem mais difíceis.
De forma geral é esperada uma forte recuperação dos empregos e da economia, o que finalmente nos traz mais ânimo para seguirmos em frente e termos um 2021 muito próspero.