Quick take: mercados do Sun Belt têm aumentos de aluguel mais drásticos do que os mercados do Gateway
A maioria dos principais mercados experimentou um crescimento robusto do aluguel a partir de 2021, à medida que a economia se recuperou do pior da pandemia da COVID-19. Diversos mercados-alvo da CONTI Capital na região do Sun Belt brilham de forma particularmente intensa quando se trata de crescimento anual do aluguel no T2 de 2022.
O mapa abaixo demonstra a proporção de crescimento do aluguel no T2 de 2022 comparado ao ano anterior. A maioria das áreas em verde, que sofreram os maiores aumentos de aluguel, estão na região sul dos E.U.A. Com base em dados da RealPage e analisados pela CONTI, o aumento médio nacional do aluguel nesse período foi de 14,5%.
A Flórida, em particular, experimentou um crescimento de aluguel desgovernado. Dentre os mercados ilustrados acima, West Palm Beach teve o maior crescimento de aluguel, atingindo 26,2% em relação ao ano anterior, seguido por Fort Lauderdale, com 25,9%. Orlando, que está dentro dos 10 principais mercados da CONTI para investimento multifamíly, até o momento em 2022, atingiu um crescimento de 25% de aluguel nesse período (Nossos 10 principais mercados consideram muitos fatores, como dados demográficos, mercado de trabalho regional e qualidade de vida). Outra área que faz parte dos nossos 10 principais mercados, Tampa, atingiu 24% de crescimento de aluguel.
A área metropolitana de Dallas, o principal mercado multifamíly da CONTI no final do primeiro semestre de 2022, atingiu um crescimento de 17,8% no aluguel, sendo que estes outros mercados também mostraram números sólidos:
- Atlanta – 16,8%
- Austin – 19,8%
- Nashville – 20,7%
- Charlotte – 17,9%
- Raleigh – 19,9%.
Os estados do Sun Belt viram suas economias se recuperarem da pandemia mais rapidamente do que os mercados do Gateway em média, conforme ficou refletido no crescimento do aluguel. Embora o crescimento de 14,3% do aluguel de Los Angeles seja bastante significativo em comparação com as médias históricas, ainda está abaixo da média nacional. O aluguel de Chicago aumentou 13,0%. Ambas as áreas metropolitanas têm visto um fluxo constante de migração para outras áreas. Os aluguéis em Washington, D.C. subiram somente 10,9%.
O aluguel já está moderando de seu ritmo alucinante visto em 2021 e no primeiro semestre de 2022. No entanto, vale a pena observar as diferenças de crescimento, porque isso ilustra o quão grande é a demanda no Sun Belt. De acordo com nossos próprios dados, as áreas metropolitanas do Sun Belt estão vendo uma grande quantidade de migração interna, e as construtoras estão tendo dificuldade de acompanhar as necessidades de moradia. De fato, enquanto a área metropolitana de Dallas-Fort Worth teve uma taxa de vacância menor no T2 de 2022 do que sua média de 10 anos, as entregas esperadas de unidades de apartamentos concluídos continuarão praticamente no mesmo nível que têm estado historicamente, o que significa que a demanda está subindo mensuravelmente, de acordo com nossa análise de dados da CoStar.
Estamos entrando agora em uma nova temporada no mercado, caracterizada pela moderação do crescimento e preocupação com o aumento das taxas de juros. Apesar dos ventos contrários, continuamos confiantes com os fortes fundamentos do multifamíly no Sun Belt.