Setor imobiliário comercial continuou a superar médias históricas no T2

Os resultados totais para os imóveis de qualidade institucional permaneceram excepcionalmente altos no segundo trimestre de 2022, apesar de que todos os setores demonstraram algum nível de moderação, de acordo com os dados mais recentes do National Council of Real Estate Fiduciaries (NCREIF).

O Índice de Propriedades (Property Index, ou NPI) do NCREIF monitora o desempenho de investimento de milhares de propriedades comerciais. Baseado nos dados do NPI, os resultados totais trimestrais anualizados para o compósito de todas as propriedades CRE declinaram para 13,6% no T2, comparado a 23,1% no primeiro trimestre de 2022, mas ainda esteve mais elevado que os resultados totais de 10 anos de 9,7%. Isso significa que os resultados têm moderado ao encararmos o declínio após um crescimento econômico explosivo experimentado em 2021 conforme a economia se recuperou após a pandemia da COVID-19.

Este resultado trimestral anualizado de 13,6% constitui 3,9% de receita e 9,4% de apreciação.

No mercado imobiliário comercial (CRE), o setor de apartamentos atingiu o segundo maior resultado no segundo trimestre—atrás somente do setor industrial— com um resultado trimestral anualizado de 16,4%. Este valor está abaixo do trimestre anterior de 22,7%, mas ainda está muito acima do resultado de 10 anos do setor, de 9,4%. O aumento sólido de aluguel e a alta demanda dos investidores para as propriedades multifamily continuaram a impulsionar a apreciação e os resultados de receita durante o T2.

O setor de escritórios, atingido por um futuro incerto graças ao aumento prevalecente do trabalho remoto, sofreu uma apreciação negativa no T2, apesar dos resultados de receita terem permanecido sólidos devido aos aluguéis a longo prazo predominantes neste setor. Adicionalmente, enquanto o setor industrial assumiu a primeira posição nos resultados trimestrais, esses resultados declinaram para quase metade comparado ao trimestre anterior.

Analisando os outros tipos de investimentos, é notável que o resultado anualizado de um ano em CRE (21,5%) facilmente superou o desempenho dos REITs e o S&P 500, onde ambos permaneceram em território negativo em face das turbulências do mercado. Os resultados de CRE estão desaquecendo como um todo, portanto a comparação não é exatamente idêntica. Está claro que o CRE está oferecendo um porto seguro para o capital em meio a um período macroeconômico de instabilidade.